Cadastro

Horários dos Cultos

  • Seg a Sex: Oração - 7 a 8hs
  • Segunda: Núcleos Familiares
  • Quarta: Quarta da Benção - 20hs
  • Quinta: Desperta Débora - 15hs
  • Sexta: Seminário - 19h30m
  • Sábado: União Jovem - 19h
  • Domingo: EBD - 8h30m

Culto da Família - 18h 

 

Batista Ebenézer

Inicial Mensagens Estudo Bíblico A importância da Escola Bíblica no Contexto da Educação Cristã
A importância da Escola Bíblica no Contexto da Educação Cristã PDF Imprimir E-mail
Sex, 12 de Agosto de 2011 19:52

 biblia-ebd

 

INTRODUÇÃO.

 

A Escola Bíblica Dominical está inserida num amplo contexto educacional denominado Educação cristã. A educação cristã, como instrumento de formação e aperfeiçoamento do caráter cristão, não ocorre apenas no ambiente da Escola Bíblica Dominical, mas em todos os setores e seguimentos da Igreja. Nesta oportunidade, apresentaremos razões que justifiquem a relevância da EBD como principal ferramenta de Educação Cristã na Igreja. 

 

 

 

 

 

 

 

É IMPORTANTE PELA RAZÃO DA SUA ESSENCIALIDADE.

 

  1. A.A ESCOLA DOMINICAL NÃO É UMA ATIVIDADE EDUCATIVA OPCIONAL, MAS ESSENCIAL.

 

Pela razão de a Igreja estar associada à educação cristã, a Escola Bíblica Dominical como departamento de ensino, não é opcional, mas essencial, pois, incrementa e dinamiza todas as atividades e iniciativas educacionais e evangelísticas dos demais setores. A Escola Bíblica Dominical não pode ser considerada apenas um apêndice, anexo ou acessório na estrutura geral da Igreja ou mero departamento secundário. Não é apenas parte da Igreja; é a própria Igreja ministrando ensino bíblico sistemático.

 

Desde os primórdios a Igreja Cristã perseverava na doutrina e instrução dos apóstolos. No primeiro século não havia templos. As famílias reuniam-se nas suas casas para orar e estudar a Palavra de Deus. Os crentes mais experientes ensinavam os neófitos basicamente de forma expositiva e em tom familiar; explicando e interpretando os pontos mais difíceis das Escrituras de acordo com a orientação do Espírito Santo. E nos dias de Hoje?

 

  • A Igreja está realmente interessada em estudar a Bíblia?

 

  1. B.ONDE FICA A EBD NO PROGRAMA GERAL DAS NOSSAS IGREJAS? QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?

 

Há algumas décadas, na maioria das Igrejas tradicionais, era comum o número de matriculados na Escola Bíblica Dominical ultrapassar o de membros da Igreja.

 

  • O que podemos dizer das nossas Escolas Bíblicas Dominicais atualmente?
  • Você conhece a EBD da sua Igreja?

 

  1. C.A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA DOMINICAL ESTÁ EXPLICITA NO SEU PRINCIPAL CONCEITO.

 

A Escola Dominical conjuga os dois lados da Grande Comissão dada à Igreja (Mateus 28: 20; Marcos 16: 15). Ela evangeliza enquanto ensina. O cumprimento da Grande Comissão, através da EBD, pode ser visto em quatro etapas:

 

  1. a.Alcançar. A EBD é o instrumento que cada Igreja possui para alcançar todas as faixas etárias. A audiência do culto seguinte, além de ser heterogênea, não tem oportunidade de refletir, questionar e interiorizar o conteúdo recebido.
  2. b.Conquistar. Através do testemunho e da exposição da Palavra. (João 6: 45). A conversão é eterna quando acontece através do ensino.

Ensinar. Até que ponto estamos realmente ensinando aqueles que temos conquistado? Há quem diga que o ensino metódico e sistemático é contrário à espiritualidade? Isto é verdade?O ensino das doutrinas e verdades eternas da

  1. a.Bíblia, na Escola Bíblica Dominical deve ser pedagógico (Conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático) e metódico (Caminho pelo qual se atinge um objetivo) como numa escola, sem, contudo deixar de ser profundamente espiritual. Isto significa que devemos ensinar a Palavra de Deus com seriedade e muito cuidado, apropriando-nos dos mais eficazes recursos educacionais que estejam à nossa disposição. (Romanos 12: 7b).
  2. b.Treinar. Devemos treiná-los para que instruam a outros.

 

 

 

Estas quatro etapas estão conjugadas aos três principais objetivos da Escola Dominical da Igreja Evangélica Batista – Ministério Ebenézer, que são:

 

 

 

  • Ganhar almas para Jesus.
  • Desenvolver a espiritualidade dos alunos.
  • Treinar o cristão para o serviço do Mestre.

É IMPORTANTE PORQUE É UMA DAS PRINCIPAIS AGÊNCIAS DE ENSINO NA IGREJA.

 

A EBD é uma das agências de ensino da Igreja. A EBD tem um programa de estudo sistemático da Bíblia com a mesma abrangência e profundidade. Ajustado a cada faixa etária, o currículo da EBD possibilita um estudo completo das Escrituras em linguagem acessível a cada segmento, criando raízes profundas na vida de cada crente.

 

É IMPORTANTE PORQUE É UMA ESCOLA QUE TRANSFORMA.

 

Foi à criação da Escola Bíblica Dominical, da forma como é conhecida atualmente, que mudou a face da Inglaterra. No século XVIII a Europa estava mergulhada num profundo caos. A Inglaterra em especial naufragava em uma total perdição. Homens sem o temor de Deus estavam destruindo o país, mas Deus levantou, dois gigantes como John Wesley e George Whitefield. Estes homens estavam comprometidos com a verdade e se levantaram na unção do Espírito Santo e todo o país foi abençoado por Deus. A EBD foi o instrumento que eles usaram para levar a Palavra de Deus aquela nação. Crianças que antes tinham comportamento marginalizado, abandonadas à sua própria sorte, começaram a ser atraídas reuniões com tríplice ênfase: SOCIAL, BÍBLICA E EVANGELÍSTICA.

 

É IMPORTANTE PORQUE FORTALECE A COMUNHÃO COM DEUS E ENTRE OS IRMÃOS.

 

Não pode haver crescimento espiritual fora do contexto da comunhão cristã. (Atos 2: 42-44; Efésios 4: 13). A Escola Dominical propicia um ambiente favorável ao inter-relacionamento dos crentes. Ela representa o lar espiritual onde, além do conhecimento da Palavra de Deus, se compartilham idéias, princípios, verdades e aspirações.

 

É IMPORTANTE PORQUE É UMA FERRAMENTA DE EVANGELIZAÇÃO E DISCIPULADO.

 

É IMPORTANTE NA EDIFICAÇÃO TOTAL DA FAMÍLIA CRISTÃ.

 

Ela não cuida apenas da formação espiritual, mas preocupa-se com a edificação geral, que inclui: bons costumes, exercício da cidadania e a formação do caráter. A EBD complementa e, às vezes corrige a educação ministrada nas escolas seculares.

 

 

 

A EBD complementa a educação cristã ministrada nos lares. No Antigo Testamento, entre o povo de Deus, eram os próprios pais, os responsáveis pelo ensino das Escrituras. (Deuteronômio 6: 6-7; 11: 18-19; 17: 19; 31: 12; Tiago 1: 22).

 

 

 

A grande maioria das famílias recebe pouca ou nenhuma instrução na Palavra de Deus, no lar, sob a liderança do seu chefe. Em função de a Bíblia perder seu lugar no seio da família, a Igreja ficou com a grande responsabilidade de providenciar educação religiosa. Todo o impacto desta responsabilidade caiu sobre a EBD e seus professores. Além de aproximar pais e filhos na comunhão do corpo de Cristo, a EBD introduz crianças, adolescentes, jovens e adultos no conhecimento bíblico, afastando-os da ociosidade e das más companhias.

 

 

 

É IMPORTANTE PORQUE É FONTE DE GENUÍNO AVIVAMENTO.

 

 

 

É um chamamento à redescoberta do ensino da Palavra de Deus como base de todo o avivamento. Não há outro caminho para manter a Igreja viva, a não ser o retorno às Escrituras, como ocorreu no tempo do rei Josias (II Crônicas 34: 15).

 

 

 

CONCLUSÃO.

 

 

 

Nós da IGREJA EVANGÉLICA BATISTA – MINISTÉRIO EBENÉZER, entendemos que é extremamente necessário a integração de todo membro á EBD. Através deste breve estudo procuramos deixar claro a sua importância.

 

 

 

 

 

 

 

LUIS ANTONIO DE CARVALHO.

 

Pastor Presidente.

 


Última atualização em Seg, 15 de Agosto de 2011 16:32