Cadastro

Horários dos Cultos

  • Seg a Sex: Oração - 7 a 8hs
  • Segunda: Núcleos Familiares
  • Quarta: Quarta da Benção - 20hs
  • Quinta: Desperta Débora - 15hs
  • Sexta: Seminário - 19h30m
  • Sábado: União Jovem - 19h
  • Domingo: EBD - 8h30m

Culto da Família - 18h 

 

Batista Ebenézer

Inicial Mensagens Sermões A Ação de Deus e o Potencial do Homem
A Ação de Deus e o Potencial do Homem PDF Imprimir E-mail
Escrito por Pr Luis Antonio de Carvalho   
Sáb, 04 de Fevereiro de 2012 19:09

acao-deus-potencial-homem

 

 

"E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que o Senhor falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto: levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e desde este Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Nenhum se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida: como fui com Moisés, assim serei contigo: não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo: porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e então prudentemente te conduzirás. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes: porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares" (Josué 1: 1-9).

 

INTRODUÇÃO.

O homem sensato tem como grande objetivo ser vitorioso. É seu desejo ter conquistas na vida financeira, familiar, pessoal, etc. Esta busca para alcançar realizações tem levado o homem a tomar decisões fora da presença de Deus. Sem o agir de Deus é impossível o homem conquistar vitórias.

1. O POTENCIAL HUMANO.

Muitos pensam que para alcançar as vitorias que necessitam na vida, dependem exclusivamente da ação de Deus. Quem pensa desta forma entende que o homem natural não tem nenhum potencial, e isso não é verdadeiro. Deus fez o homem com características diferenciadas de toda a sua criação.

“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra” (Gênesis 1: 26).

Este versículo afirma o potencial que o homem tem. Deus o colocou para dominar e não ser dominado. Independente da salvação, o homem é dotado de características especiais em relação a toda criatura de Deus.

2. CONDIÇÃO DE JOSUÉ, O ESCOLHIDO DE DEUS.

Josué havia recebido de Deus uma ordem para assumir o lugar de Moises. Era chegado o momento de Josué liderar aquele povo e marchar em busca da terra prometida. Deus lhe incumbiu desta missão, mas não o deixou sozinho, veio em seu auxilio. “porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares" (Versículo 9).

LEVANTA-TE (Versículo 2). Quando Josué recebeu esta incumbência, certamente ficou pensativo diante daquele problema. Ele sabia dos problemas que teria que enfrentar, além de uma terra desconhecida, aquele era um lugar onde habitava gigantes. O povo de Israel, menos Josué e Calebe, haviam se rebelado por causa das noticias trazidas pelos espias. Havia um grande problema e precisava ser resolvido. Estava sob sua responsabilidade Homens, mulheres, crianças, e o principal tesouro: A ARCA.  Como fazer?

Os problemas existem e a primeira coisa que aparece junto com os problemas é o DESÂNIMO. Mas, se quisermos alcançar vitorias temos que agir. O que foi que Deus disse a Josué? LEVANTA-TE. Deus estava dizendo a Josué: Faça a tua parte, coloca em pratica aquilo que você aprendeu com Moises, não fique perdido em pensamentos, não olhe para as dificuldades, planeje, se organize, e deixa o resto comigo, porque eu estou contigo.

ESFORÇA-TE, E TEM BOM ÂNIMO (Versículo 6). Não adianta apenas levantar-se. Tem que agir. Por três vezes Deus ordenou a Josué para esforçar-se (Versículos 6, 7, 9). Esforçar-se significa agir no limite, é chegar ao limite. Tem muito crente que se faz de muito “santo” e vive parado dizendo que “esta esperando no Senhor”. Frequenta quase todas as reuniões, porém nada acontece, a vida do sujeito é sempre a mesma coisa. Continua desempregado, devendo, e com isso, muitos sofrem. Seguimos o exemplo de um verdadeiro líder, Josué. Josué orava, mas, agia. Esforçar e ter bom ânimo, é enfrentar com coragem para chegar até o final da jornada.

PORQUE TU FARÁS A ESTE POVO HERDAR A TERRA QUE JUREI A SEUS PAIS LHES DARIA (Versículo 6). Deus disse a Josué: Eu não estou mandando você e este povo a um lugar qualquer. Tem pessoas que só vive de sombras, fantasmas ou só enxergam gigantes, deste jeito nunca terá ânimo, porque o medo inibe e dai perde-se a coragem de agir. Foi o caso dos vigias que foram espionar a terra prometida, somente Josué e Calebe foram otimistas, os outros conseguiram ver os gigantes e não viram Deus.

TER OBJETIVO. O apóstolo Paulo não se detinha em coisas do passado. Certamente as lembrava, mas não mais servia de alimento para sua vida, e sim como aprendizado. A sua maior preocupação era o futuro. Ele dizia prosseguir para alcançá-lo. Não desanimava diante dos obstáculos. “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus” (Filipenses 3: 12).

NÃO PASMES E NEM TE ESPANTES. Não podemos de maneira nenhuma permitir que o problema crie em nós medo, e se o medo nos dominar poderá transformar em pavor, e ai perderemos totalmente o controle da situação. Não estamos falando do medo racional que é um mecanismo de defesa e até serve de autoproteção. Estamos falando do que Deus falou a Josué “NÃO PASMES NEM TE ESPANTES”. Deus estava prevenindo a Josué de que ele deveria passar por situações terríveis que, humanamente falando seria incapaz de vencê-las. Deus previne a Josué a nós, para não deixarmos o medo nos dominar.

NÃO SE APARTE DA TUA BOCA O LIVRO DESTA LEI (Versículo 8). Esta é uma recomendação primordial que Deus deu a Josué: “NÃO SE APARTE DA TUA BOCA”. Esta recomendação não significa somente guardar, mas, também fazer tudo conforme as escrituras. “antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito”. Meditar ou não, praticar ou não a Palavra de Deus é uma decisão de cada pessoa. Cabe ao homem decidir se quer andar ou não segundo a vontade de Deus. Deus não obriga a ninguém, mas pede.

3. A AÇÃO DE DEUS PRESENTE.

Naquilo que o homem pode fazer, no que a sua capacidade é capaz de realizar, Deus não intervém. No entanto, o homem é limitado e, por essa razão, necessita da ação divina em seu favor.

TODO O LUGAR QUE PISAR A PLANTA DO VOSSO PÉ VO-LO TENHO DADO (Versículo 3). Josué estava diante de uma grande benção. Abraão havia recebido do Senhor uma palavra profética, e agora Josué ira ter o privilegio de ver se cumprir. Muitas palavras de bênçãos, Deus tem pra nós, devemos crer, mesmo que haja gigantes a nossa frente. Se Deus disse que vai dar, então Ele esta somente aguardando que eu creia. "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa: porventura diria ele, e não o faria? ou falaria, e não o confirmaria?" (Números 23: 19).

NENHUM SE SUSTERÁ DIANTE DE TI, TODOS OS DIAS DA TUA VIDA (versículo 5). Quando nos colocamos na dispensação de Deus, ele sabe que ninguém poderá resisti-lo. “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2:13). Quando Deus deseja conceder vitórias, Ele realiza transferências de poder, tornando o fraco em forte, transformando o frágil em fortaleza, e ainda o dota de entendimento.

ASSIM SEREI CONTIGO: NÃO TE DEIXAREI NEM TE DESAMPARAREI (Versículo 5). Podemos ter bons amigos, boa família, bom emprego, porém a Palavra de Deus diz que a melhor companhia é o próprio Deus. Josué havia presenciado a presença de Deus na vida de Moisés, viu seus feitos, porém, agora prova este privilégio de Deus ser presente em sua vida, e no seu ministério. Não é diferente em nossas vidas, o mesmo privilégio que Josué teve, nós também temos. “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mateus 28: 19-20).

NÃO TE MANDEI EU? (Versículo 9). Este é o grande principio para se ter uma vida vitoriosa. Não é fazer a vontade de Deus, mas submeter-se à vontade de Deus. Fazer a vontade de Deus muita vezes significa: O homem obedece por que tem medo. Submeter significa: Obedecer com alegria. Muitos crentes não querem submeter-se a Deus, e ainda usa uma expressão muito comum: ESTOU DESCANSANDO NO SENHOR. Não é momento de descansar. Deus mandou ir, então vamos. Josué não ficou de frente das muralhas de Jericó descansando, mas, buscou orientação e depois agiu.

CONCLUSÃO.

Deus habilitou e guiou Josué tornando-o vitorioso. Devemos compreender que sem a presença de Deus em nossas vidas nunca seremos vitoriosos. Há uma grande diferença entre ser vitorioso sem Deus e ser vencedor com Deus. Vencer com Deus é o resultado de um trabalho de equipe: Nós fazemos a nossa parte, o possível, usando sempre o nosso potencial. O difícil, o impossível, o irrealizável para o homem, deixe aos cuidados de Deus, além de fazer por nós, Deus vai nos ensinar também.


 

Busca de Sermões

Busca de Sermões