Cadastro

Horários dos Cultos

  • Seg a Sex: Oração - 7 a 8hs
  • Segunda: Núcleos Familiares
  • Quarta: Quarta da Benção - 20hs
  • Quinta: Desperta Débora - 15hs
  • Sexta: Seminário - 19h30m
  • Sábado: União Jovem - 19h
  • Domingo: EBD - 8h30m

Culto da Família - 18h 

 

Batista Ebenézer

Inicial Mensagens Sermões Cobertura Espiritual
Cobertura Espiritual PDF Imprimir E-mail
Escrito por Pr Luis Antonio de Carvalho   
Seg, 05 de Setembro de 2011 18:22

cobertura-espiritualjpg

 

 

“E disse o Senhor a Caim: Onde está teu irmão Abel? E ele disse: Não sei; sou porventura guardador do meu irmão?” (Genesis 4: 9).


“Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio”. (Salmos 16: 1).

 

QUEBRA GELO: O que você faria se estivesse com sua casa sem cobertura em tempo de chuva.


INTRODUÇÃO.

Quando se planeja construir uma casa, é necessário que se tenha um bom alicerce, mas é bom pensar também em uma boa cobertura. Quantas casas que até são bonitas e bem fabricadas, mas por não ter uma boa cobertura, alem de estar vulnerável, se tornam feias.


O QUE SE ENTENDE POR COBERTURA? É o ato de cobrir; proteger; abrigar; defender; resguardar etc.

 

Quando trazemos este assunto “cobertura” para o mundo espiritual, os textos acima sugerem uma idéia sobre o assunto.

 

VEJAMOS AGORA OS QUATRO NIVEIS:

 

  1. 1.A COBERTURA CELESTIAL. “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”. (Salmos 127: 1).

 

No deserto Deus deu cobertura espiritual ao seu povo através de uma nuvem durante o dia e de uma coluna de fogo durante a noite. “Estendeu uma nuvem para os cobrir, e um fogo para os alumiar de noite” (Salmo 105: 39).

 

  • Deus nos convida a habitar no seu esconderijo, pois só assim, descansaremos à sombra de suas asas. “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará” (Salmo 91: 1).
  • Deus cobre todo o seu povo com perdão. “Perdoaste a iniqüidade do teu povo; cobriste todos os seus pecados” (Salmo 85: 2)
  • Deus cobre todas as nossas transgressões com o seu amor. “tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados;” (I Pedro 4: 8).
  • Deus cobre os seus filhos com vestes de salvação. “Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como noivo que se adorna com uma grinalda, e como noiva que se enfeita com as suas jóias”. (Isaías 61: 10).

 

  1. 2.COBERTURA ANGELICAL. “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra” (Salmo 34: 7).

 

Assim como satanás tem investido fortemente através dos seus demônios para destruir a humanidade, também Deus tem enviado os seus anjos para trabalhar em prol da humanidade. Há legiões e legiões de anjos ministradores a disposição de todos os que crêem.

 

  • Os anjos do Senhor estão a serviço daqueles que hão de herdar a salvação. “Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor dos que hão de herdar a salvação”. (Hebreus 1: 14).
  • Os nossos caminhos estão guardados. Deus nos protege todos os dias da nossa vida. “Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos” (Salmo 91: 11). O profeta Daniel testemunhou que o seu caminho estava guardado pelo Senhor. Quando estava na cova dos Leões disse: “O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, e eles não me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocência diante dele; e também diante de ti, ó rei, não tenho cometido delito algum” (Daniel 6: 22).

 

  1. 3.COBERTURA MINISTERIAL OU SACERDOTAL. “Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil”. (Hebreus 13: 17).

 

Eu me refiro ao anjo da Igreja. Aquele a quem o Senhor constituiu como príncipe e sacerdote no meio do seu povo. Este é o representante da Igreja de Deus na Terra. O seu Pastor é o responsável por ministrar esta cobertura sobre a sua vida e sua família. Quando perdemos esta cobertura nossa casa espiritual começa aparecer manchas, as paredes ficam cheias de bolor. O ambiente perde o aroma de Cristo e começa a cheirar coisa velha e estragada.

 

Assim como os Sacerdotes eram responsáveis por apresentar holocaustos a Deus em favor do povo de Israel, assim também os pastores ou lideres da Igreja velam pelas almas, termo este que vem do original grego (agrupneo), que significa “estar sem dormir; proteger; velar a honra da família”. Em Apocalipse 1, estes são comparados a uma estrela que guia, que ilumina, que esclarece, que mostra o caminho etc. Por isso que nas 7 cartas encontramos a expressão inicial: “Escreve ao anjo da igreja”.

 

  1. 4.A COBERTURA FAMILIAR. “Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina da tua mãe”. (Provérbios 1: 8). “Ouve o teu pai que te gerou e não desprezes a tua mãe quando vier a envelhecer”. (Provérbios 23: 22).

 

Em Gênesis 49 Jacó deu cobertura espiritual aos filhos. Em Jó 1 e 2; Jó deu cobertura espiritual aos filhos. Eli não deu cobertura espiritual aos filhos e eles pagaram um alto preço.

 

CONCLUSÃO.


O crente que quer servir ao Senhor terá como amparo uma grande cobertura: Cobertura celestial, Cobertura angelical, Cobertura ministerial ou sacerdotal, e a cobertura familiar. Por isso, fica a ressalva de Salomão a todos que ousam buscar a supremacia individual e a auto-independência: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmos 127: 1).

 

 

Domingo, 29 de julho de 2007 - Culto da Família.

Sábado, 27 de Fevereiro de 2010 – Igr. Ass. De Deus – Pr. Ademar


 

Busca de Sermões

Busca de Sermões