Cadastro

Horários dos Cultos

  • Seg a Sex: Oração - 7 a 8hs
  • Segunda: Núcleos Familiares
  • Quarta: Quarta da Benção - 20hs
  • Quinta: Desperta Débora - 15hs
  • Sexta: Seminário - 19h30m
  • Sábado: União Jovem - 19h
  • Domingo: EBD - 8h30m

Culto da Família - 18h 

 

Batista Ebenézer

Inicial Mensagens Sermões Cura Interior
Cura Interior PDF Imprimir E-mail
Escrito por Pr Luis Antonio de Carvalho   
Sáb, 04 de Fevereiro de 2012 18:54

cura-interior

 

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (I Tessalonicenses 5: 23).

 

INTRODUÇÃO.

O QUE É CURA INTERIOR? Cura interior é a cura do nosso homem interior: É a cura da mente, das emoções e das lembranças desagradáveis. Somente através da Palavra Deus e da oração é que somos libertos desses sentimentos. Somos libertos da rejeição, da depressão, da culpa, do medo, da tristeza, do ódio, do complexo de inferioridade, da auto condenação etc. Em Romanos 12: 2 diz: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente" A cura interior é a renovação de nossa mente.

Dentro de nós existem pequenos compartimentos onde são armazenados fatos que nos feriram durante toda a nossa vida. Não podemos prosseguir vivendo com estes problemas que nos atormenta. JESUS está aqui e quer nos curar desses males.

 

1. O HOMEM É COMPOSTO POR: CORPO, ALMA, ESPÍRITO

CORPO: Forma visível. Com ele me relaciono com o mundo exterior. Através dos cinco sentidos: Da fala, da audição, da visão, do olfato e do tato.
ALMA: É tudo que o homem é. Sua personalidade, Seu ego (eu). É o mundo dos pensamentos, dos sentimentos e das decisões. A alma está entre o espírito e o corpo. Pertence aos dois. Está ligada ao mundo espiritual através do espírito e ao mundo material através do corpo. Através da alma tenho consciência de mim mesmo. Estas são as áreas da alma:
Mente: É onde habita o nosso intelecto, nossos pensamentos, nossa memória.
Vontade: É o instrumento que usamos para tomar decisões.
Emoções: Instrumento para expressar os sentimentos, gostos, alegrias, tristezas, amor, ódio, etc. A alma do homem é singular.
ESPÍRITO: É o ponto de contato com Deus. É através do espírito que me relaciono com Ele. Deus é Espírito e só podemos perceber Deus no espírito. “Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (João 4: 24).

A ciência com os seus estudiosos concluirão que: O HOMEM É UMA UNIDADE PSICOSSOMÁTICA. Você sabe o que significa a palavra PSICOSSOMÁTICA? É o estudo das perturbações ou lesões orgânicas produzidas por influências psíquicas (emoções, desejos, medo, etc.) O nosso Espírito, o nosso Corpo e a nossa Alma se RELACIONAM. Qualquer destas áreas que venha sofrer, as outras são afetadas.

O Espírito do Senhor está sobre a vida do verdadeiro Cristão, consequentemente a sua alma se alegra e seu corpo se torna sadio. “O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Provérbios 17: 22).

 

2. COMO PODEMOS MANTER ÍNTEGROS OS TRÊS ELEMENTOS.

CORPO: Pelo sacrifício e domínio próprio. "Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me" (Mateus 16: 24).
ALMA: Pela renovação da nossa mente. "Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (II Coríntios 5: 17).
ESPÍRITO: Pelo novo nascimento. "Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3: 3).

 

QUEM NÃO NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO, NÃO PODE ENTRAR NO REINO DO CÉU.

A Palavra de Deus trabalha no íntimo do ser humano, trazendo a cura para a alma. Hebreus 4: 12 diz: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".

A NOSSA ALMA É COMPOSTA DE: SENTIMENTO, VONTADE, CONSCIÊNCIA, PENSAMENTO

É nestas áreas que somos feridos, ficando assim a mente ferida e doente. A família é uma das fontes que pode levar a pessoa a ter uma enfermidade na alma. É a primeira agência socializadora do ser humano, é a espinha dorsal da estrutura da personalidade de qualquer indivíduo.

Antes mesmo de nascer, a criança já recebe como herança a influência de seus pais, e, com o tempo, outras influências se acumularão com a herança sociológica, a psicológica e a espiritual. Uma família pode transmitir tanto coisas boas como ruins. Muitos filhos hoje são o reflexo de seus familiares. Quando um lar é totalmente desestruturado, os filhos tem chances de terem os mesmos problemas quando adultos.

 

3. PORTAS QUE PODEM SER ABERTAS GERANDO DOENÇAS EMOCIONAIS

AS ESCOLHAS ERRADAS. O ser humano é dotado de inteligência, de vontade própria, de sentimento e de livre-arbítrio, o que o torna responsável por suas próprias escolhas. A pessoa ao tomar decisões erradas na vida, pode atrair para si doenças na área emocional, no que tange a sua alma, porque o remorso, o arrependimento e a culpa doem, e as conseqüências são inevitáveis. “Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados” (Lamentações 3: 39).
COMPLEXO DE PERFECCIONISMO (Tendência obsessiva e exagerada para atingir a perfeição na realização de alguma coisa). É um sentimento de insatisfação consigo mesmo. É o caso de pessoas que tentaram agradar, mas não conseguem. Tais pessoas vivem dizendo: "Não consigo fazer nada direito". Estas pessoas lutam incansavelmente para ser melhor, mas nunca conseguem, por isso ficam frustrados e desanimados.
SENSIBILIDADE EM EXCESSO: São pessoas que sofreram mágoas em excesso. Desejaram serem amadas, admiradas, mas só receberam desprezo e descaso. Pessoas que sofrem deste mal se tornam pessoas extremamente sensíveis, por isso requerem muita atenção. Se alguém esta conversando em particular com outra pessoa, ela já imagina que está falando dela. Ou então ela se torna uma pessoa durona, e ser durona neste caso é camuflar seus sentimentos. É se esconder atrás de uma couraça, achando que chorar ou o se emocionar são sentimentos negativos ou de pessoas fracas.
MEDO E TIMIDEZ. Há mágoas que são difíceis de serem definidas. Elas fazem parte do tipo de vida que levamos. Muitas crianças são humilhadas, rejeitadas, depreciadas pelos seus próprios familiares. Quantos sentimentos de ódio, de raiva, de medo são lançados numa mente infantil. E O SEXO? Pessoas adultas que usam de ameaças ou chantagem para tirar vantagens, pais e padrastos que tratam seus filhos de forma estranha, despertando sentimentos fortíssimos, inadequados à idade da criança. São procedimentos altamente destrutivos, são tratamentos e relacionamentos confusos que se embolam na mente, gerando ódio, medo, timidez, e até pavor.
FALTA DE PERDÃO. Por não compreenderem o porquê Deus entregou Jesus Cristo para morrer na Cruz por nossos pecados. Por não compreenderem o perdão de Deus, é que muitos não conseguem perdoar a quem lhes causou algum mal. Por terem dificuldades de entender, compreender e receber a grandeza da Graça de Deus que é Jesus Cristo, muitos não conseguem amar. NÃO SABEM RECEBER E, CONSEQÜENTEMENTE, NÃO SABEM DAR! Estas pessoas vivem amarguradas, complexadas, cheias de ódio e de sentimentos de vingança. Como não sabem vivenciar a Graça, não conseguem expor os seus sentimentos de amor, de perdão, de renúncia, de tolerância. “Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4: 32). Não podemos receber o perdão de DEUS enquanto não perdoarmos nosso irmão de todo o nosso coração.
REJEIÇÃO. É um sentimento que ocorre com aqueles que foram ou são rejeitados. Isto causa um sentimento de inferioridade e de autopiedade. Esta pessoa por se sentir rejeitada, quando ama alguém, age como um aspirador, suga completamente a pessoa amada (uma espécie de amor compulsivo, não deixa a pessoa que ama nem respirar, quer tudo para ela). Está sempre preocupada em agradar alguém, pois tem medo de que os outros pensem mal de si.
ALGUMAS CAUSAS DE REJEIÇÃO: Morte dos Pais e depois são criados por outros. Pais divorciados que ficam disputando os filhos. Pais que estabelecem preferência por algum dos filhos. Traição no namoro ou casamento. Palavras que depreciam: Você é Feia(o). Você é Burro(a). Você não presta pra nada. Você não tem mais jeito. Você nunca devia ter nascido. Seu drogado. Seu estúpido. Homem nenhum presta. Mulher são todas Iguais. Você nunca vai conseguir nada. Seu frouxo. Seu incompetente. Você atrapalha a minha vida. Desse jeito você parasse um homossexual, a assim por diante.
     
4. A CURA INTERIOR E A CURA DO CORPO.

Nós damos graças a Deus pela medicina. Lucas era médico, e foi inspirado pelo Espírito Santo para escrever sobre a história de Jesus. Deus deu ao homem inteligência e capacidade para criar os remédios e fazer uso deles. Os médicos tratam dos enfermos, MAS É JESUS QUEM CURA! Jesus é o melhor Psicólogo! Ele nos fez, conhece o nosso temperamento e os nossos pensamentos, sabe quais são os nossos problemas, conhece os nossos traumas melhor do que ninguém! Ele quer restaurar os relacionamentos destruídos, Jesus deseja que possamos amar os outros do mesmo modo como gostaríamos de ser amados. De perdoar da mesma forma como gostaríamos de ser perdoados.

 

5. COMO ALCANÇAR A CURA INTERIOR.

Admitindo que precise ser curado.
Admitir que precisa romper com o domínio do diabo. Tomar posse do que é seu por direito (vencer e superar toda rejeição, complexo, culpa, medo, timidez).
Orar pedindo a Deus que cure e apague das nossas mentes as lembranças do passado que nos faz sofrer.
      
Em Hebreus 10: 16-18 diz: “Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado”.

A origem de todos os traumas, de todos os sofrimentos da alma, é a desobediência, e isto é pecado. Temos que crer que qualquer comportamento pode ser mudado. Não existe nada que o Senhor não possa mudar!

O Salmo 18: 2 diz: "O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio".

6. ALGUMAS PROMESSAS BÍBLICAS QUE DEVEMOS TOMAR POSSE

PARA SER LIVRE DO DOMÍNIO DE SATANÁS: “Quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo” (I João 3: 8).
CURA DA MENTE: “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4: 8). Ocupe o seu pensamento com tudo que é respeitável, justo, puro, de boa fama. Renove a sua mente, troque as crenças erradas pelas verdades da Palavra de Deus!
PARA PERMANECER LIVRE: “Para a liberdade Cristo nos libertou; permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jogo de escravidão" (Gálatas 5: 1). Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Uma vez livre, fique firme, não se submeta de novo a jugo de escravidão! "e que nos tirou do poder das trevas, e nos transportou para o reino do seu Filho amado; em quem temos a redenção, a saber, a remissão dos pecados;" (Colossenses 1: 13 e 14).

 

7. OS RESULTADOS DA CURA INTERIOR.

Se fôssemos descrever os resultados da cura interior com apenas uma palavra, essa palavra seria PAZ! Paz que só Jesus pode dar, vida abundante, vida vitoriosa, vida harmoniosa, amor em família, etc.

Vamos lembrar algumas pessoas da Bíblia que tiveram problemas graves, mas receberam a cura.

Saulo foi transformado pelo poder de Deus, e se tornou Paulo.
Maria Madalena, de adultera a uma das grandes servas de Deus.
Zaqueu o ladrão. Tornou-se fiel em tudo.
O próprio Mateus, de publicano a discípulo do Senhor.

O SENHOR QUER QUE VOCÊ TENHA HOJE ESTA MESMA PAZ INTERIOR!

A Palavra de Deus nos diz em Filipenses 4: 7 "e a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."

CONCLUSÃO.

Neste final do ano vimos em quase todas as emissoras de televisão o programa “RETROSPECTIVA 2011”. Faça uma INTROSPECTIVA da sua vida.

Qual é a pior lembrança que você tem na memória?
O que mais lhe machucou, ou esta te machucando?

JESUS ESTÁ AQUI PARA TE AJUDAR. Tudo o que você está sentindo, Ele sentiu lá na cruz. Ele foi humilhado, injustiçado, escarnecido, rejeitado, traído, abandonado. Ele levou as nossas enfermidades, os nossos traumas. Hoje Ele quer nos curar de todas as lembranças ruins.

Se você sempre sentiu muita falta de interesse dos seus pais.
Se você fixamente se lembra de quando foi molestado sexualmente, hoje o Espírito Santo quer trazer cura para a sua mente, e lhe dar condição para perdoar.
Se você viu seus pais se drogarem, bêbados, brigando, fazendo escândalo, se agredindo, e isso te machucou muito, Jesus hoje quer apagar todo trauma da sua memória, e lhe dar cura.
Se você se acha pouco atraente, não aceita a sua própria imagem, não consegue arrumar um namorado, ou até se casar, venha receber a cura do Senhor, e aprenderá a amar a si próprio.
Se você se sente culpado por ter FEITO ABORTO, COMETIDO ADULTÉRIO, PARTICIPADO DE ORGIAS E ATOS SEXUAIS CONDENÁVEIS, ROUBADO, e sente o peso da culpa, hoje Deus vai perdoar o seu pecado, e apagar isto da sua memória.
Se você é filho adotivo, não conhece os seus pais biológicos, e isto lhe causa dor e sofrimento, pense agora no "Pai Celestial", ele é o Pai que te criou, que te formou, que te conhece, ELE É JESUS!  Ele sempre estará ao seu lado; Ele te conhece antes de você nascer.
Se você sente depressivo, melancólico, amargurado, confie em JESUS; Ele vai lhe curar!
Se você se sente rejeitado, em razão dos seus pais preferirem seu irmão ou irmã, saiba, você é muito importante para Deus. Ele te aceita, te ama, te valoriza. Abra o seu coração para Jesus.
Se o seu casamento está passando por problemas, e você se sente deprimido, sem saber o que fazer, fale com Deus, abra o seu coração, Deus vai restaurar o seu relacionamento!

Você que sempre ouviu dos pais, familiares ou amigos, frases depreciativas tais como:    Você é burro. Você não presta prá nada. Você não devia ter nascido. Você nunca vai ser nada na vida.

Lance fora todo rancor, que pode gerar doenças no seu corpo! Receba a cura, em nome de Jesus! Se você precisa de libertação em qualquer outra área, saiba JESUS É O LIBERTADOR! Abra o seu coração para Ele agora mesmo, convide-o a entrar hoje na sua vida.

 


Última atualização em Sáb, 04 de Fevereiro de 2012 19:17
 

Busca de Sermões

Busca de Sermões