Cadastro

Horários dos Cultos

  • Seg a Sex: Oração - 7 a 8hs
  • Segunda: Núcleos Familiares
  • Quarta: Quarta da Benção - 20hs
  • Quinta: Desperta Débora - 15hs
  • Sexta: Seminário - 19h30m
  • Sábado: União Jovem - 19h
  • Domingo: EBD - 8h30m

Culto da Família - 18h 

 

Batista Ebenézer

Inicial Mensagens Sermões Deus está a procura de homens e mulheres capazes
Deus está a procura de homens e mulheres capazes PDF Imprimir E-mail
Escrito por Pr Luis Antonio de Carvalho   
Sex, 27 de Janeiro de 2012 19:05

homem-mulher-orando

"E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade" (Atos 13: 22).

 

INTRODUÇÃO.

Em João 4: 23 diz que Deus está á procura de verdadeiros adoradores, aqueles que o adorem em espírito e em verdade. A palavra grega aqui empregada é ‘Aletheia’ que é o oposto de fingido ou falso. Esta palavra denota: sinceridade, exatidão, integridade, compromisso, confiança e propriedade.

Uma coisa é buscar a Deus, outra coisa é ser buscado por Ele. Deus está à procura de verdadeiros adoradores!

Características de pessoas que Deus procura:

1. HOMEM. "Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez;" (Êxodo 18: 21).

Havia uma grande dificuldade para Moises administrar o povo de Israel, então seu sogro Jetro o instrui a procurar homens de verdade para que o ajudasse de verdade. Deus está à procura de homens de verdade. O hebraico aqui empregado para a palavra ‘Homem’, não se refere a sexo, mas denota:

Maturidade, seriedade, compromisso, responsabilidade, disposição para aprender, alguém de palavra.

Deus não procura crianças que são imaturas.

Quem são os homens “crianças”?

São aqueles que sempre dizem "não quero", "não gostei", "não vou fazer", etc. É o famoso "crente” que ainda precisa de chupeta para acalmar o dengo.

Deus está á procura de pessoas que estejam comprometidas com a sua obra. Pessoas maduras, santas e irrepreensíveis, sem mácula, sem mancha e sem ruga. 

Davi é um grande exemplo do verdadeiro homem de Deus, “homem segundo o meu coração”. Foi alcançado por Deus porque tinha colocado a sua vida a disposição do Senhor.  

Podemos aprender uma lição prática com Davi: Davi tinha interesse pelas coisas que estavam sob sua responsabilidade. Por saber cuidar das ovelhas de seu pai, Deus lhe confiou as suas ovelhas.

"Respondeu Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; quando veio um leão ou um urso e tomou um cordeiro do rebanho, eu saí após ele, e o feri, e livrei o cordeiro da sua boca; levantando-se ele contra mim, agarrei-o pela barba, e o feri, e o matei. O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo" (I Samuel 17: 34-36).

As atitudes de Davi eram de um homem responsável. Deus procura pessoas que não desistem dos desafios na primeira dificuldade que surge.

Existem pessoas que enxergam problema e dificuldade em tudo! O homem segundo o coração de Deus gosta de desafios e responsabilidades.

O gigante Golias enfrentava Israel dizendo: "Disse mais o filisteu: Hoje, afronto as tropas de Israel. Dai-me um homem, para que ambos pelejemos" (I Samuel 17: 10). É como se Golias dissesse:

Tem homem com coragem suficiente para me enfrentar?
Tem homem com coragem suficiente para representar o seu Deus?

Existem muitos que fogem dos desafios, que fogem dos Golias que aparecem, mas também existem os poucos Davis que se colocam em posição.

2. SEGUNDO O MEU CORAÇÃO. "A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança" (Salmos 25: 14).

Ser um homem segundo o seu coração significa agir como Ele, sentir como Ele e pensar como Ele, amar como ele, etc. Para sermos segundo o coração de Deus, precisamos:

PRIMEIRO. Ter disposição em conhecer a Deus.
SEGUNDO. Ter intimidade com Deus.
TERCEIRO. Estar disposto a obedecê-lo.

"E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Romanos 12: 2).

Não vos conformeis, significa que não devemos tomar a forma deste mundo. Estamos neste mundo, mas não pertencemos a este mundo! Pertencemos ao Reino de Deus!

"Sacrifícios agradáveis a Deus são o espírito quebrantado; coração compungido e contrito, não o desprezarás, ó Deus" (Salmos 51: 17).

Davi era um homem segundo o coração de Deus porque tinha um coração quebrantado e sempre estava disposto a aprender. Uma das características de uma pessoa quebrantada é que ela deseja andar no Temor do Senhor, que leva Deus a sério!

Davi pecou contra Deus: cometeu adultério, matou, mentiu, traiu sua nação. Cometeu vários erros: Era um mau administrador e, por fim, era incapaz de cuidar de sua casa.

Então, como dizer que Davi era um homem segundo o coração de Deus?

A resposta é que os homens olham para o erro e aponta. Deus olha para o erro e vê se o homem esta disposto a pedir perdão do seu pecado e não pecar mais. Davi era humilde e esteve pronto para pedir perdão ao seu Deus.

"Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. Disse Natã a Davi: Também o Senhor te perdoou o teu pecado; não morrerás" (II Samuel 12: 13).

Esta característica de Davi fez com que Deus o classificasse como o melhor líder de Israel.

3. QUE FARÁ TODA A MINHA VONTADE. "Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei" (I Samuel 15: 23).

Devemos ser obedientes á voz do Senhor! A Palavra de Deus trata a desobediência com rebelião, e rebelião para Deus é o mesmo que feitiçaria. 

Muitos não gostam de ouvir, mas só existem duas vontades no universo: A vontade de Deus e a do diabo.

"Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha" (Mateus 12: 30).

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas" (Mateus 6: 24).

Não podemos servir a dois senhores, portanto, ou estamos servindo e obedecendo a Deus, ou ao diabo; ou estamos fazendo a vontade de Deus ou a do diabo! Não existe meio termo.

Será que estamos no centro da vontade de Deus?

Para sermos aprovados precisamos estar no centro da vontade de Deus! Não basta sermos usados por Deus, pois Ele usa quem quiser e a hora que quiser, precisamos ser aprovados por Ele.

Tem muita gente que está sendo usado por Deus, mas não estão aprovados por Ele porque não estão no centro da Sua Vontade! E a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável.

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Evita, igualmente, os falatórios inúteis e profanos, pois os que deles usam passarão a impiedade ainda maior. Além disso, a linguagem deles corrói como câncer; entre os quais se incluem Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, asseverando que a ressurreição já se realizou, e estão pervertendo a fé a alguns. Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor" (II Timóteo 2: 15-19).

Estamos dispostos seguir a orientação de Deus?

 

CONCLUSÃO.

Vão existir momentos em que teremos que realizar coisas que não queremos, mas faremos porque é a vontade de Deus para a nossa vida, e o que mais importa é obedecê-lo e realizar a Sua Vontade! Deus continua procurando verdadeiros adoradores!


 

Busca de Sermões

Busca de Sermões