Cadastro

Horários dos Cultos

  • Seg a Sex: Oração - 7 a 8hs
  • Segunda: Núcleos Familiares
  • Quarta: Quarta da Benção - 20hs
  • Quinta: Desperta Débora - 15hs
  • Sexta: Seminário - 19h30m
  • Sábado: União Jovem - 19h
  • Domingo: EBD - 8h30m

Culto da Família - 18h 

 

Batista Ebenézer

Inicial

Notícias

Ação Social Ebenezer 2012



Atenção

Neste sábado dia 22/09/12, a apartir das 10:00hs, acontecerá a Ação Social Ebenézer

O Envento contará com Advogados, Dentistas, Cabelereiros, Exame de Vista e Vários brinquedos

Tudo de Graça!

Voçê não pode perder!

Local: Av. José Arnoldo Ambiel, 171 - Jd. São DOmingos - Campinas -SP
Apoio Cultural: Farmácia do Carmo


Leia Mais...

Batista Ebenézer lança Vídeo Comemorativo pelos se...


Leia Mais...
01
Marcas da Felicidade

felicidade

 

 

 

"Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o Senhor, vosso Deus, para a possuirdes" (Josué 1: 11).

 

"Então, responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos e aonde quer que nos enviares iremos.  Como em tudo obedecemos a Moisés, assim obedeceremos a ti; tão-somente seja o Senhor, teu Deus, contigo, como foi com Moisés" (Josué 1: 16-17).

 

INTRODUÇÃO.

 

Tais palavras nos enchem de otimismo. Se todos fossem fieis como este povo foi a Josué, muitas coisas estariam melhores.

 

PORQUE SER FIEL É TÃO DIFICIL?

PORQUE SEMPRE ARRUMAMOS DESCULPAS PARA FIDELIDADE?

 

A Bíblia nos ensina que o Senhor esta a procura dos fiéis na terra. "Os meus olhos procurarão os fiéis da terra,  para que habitem comigo;  o que anda em reto caminho,  esse me servirá" (Salmos 101: 6). A fidelidade é uma virtude que agrada a Deus. Nos tempos de Josué, o povo se mostrou fiel a ele, e isso fez com que obtivessem grandes vitórias. No entanto, a fidelidade trás consigo algumas marcas que a identificam. Vamos ver algumas delas.

 

  1. CONFIANÇA (Atitude de confiar; ter fé; esperar, acreditar).

 

Quem confia expressa unidade. O povo era um com Josué. Todos tinham o mesmo propósito, buscavam o mesmo objetivo e falavam a mesma língua, pois confiavam um no outro. Paulo sabia muito bem o que a palavra confiança significava, pois em todo tempo vivia demonstrando confiança no Senhor. Paulo conclama o povo de Deus a viver em unidade. "Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,  com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,  esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;  há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação;  há um só Senhor, uma só fé, um só batismo;  um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos" (Efésios 4: 1-6).

 

  1. COMPROMISSO.

 

Você já marcou um compromisso com alguém e não foi correspondido?

 

Quem não tem compromisso não é responsável. Quem não é responsável não alcança seus objetivos. A irresponsabilidade divide e subtrai e a responsabilidade multiplica e une. O povo tinha consciência de que aquela conquista não era somente de Josué, mas de todos. Por isso, cada um assumiu a sua responsabilidade e, juntos, conquistavam vitorias. Assumir compromissos é ser reponsavél.

 

  1. OBEDIÊNCIA.

 

A obediência revela submissão. O povo era submisso e, por isso obedecia. A obediência daquele povo não se fundamentava na imposição e sim na conquista. Eles reconheciam a autoridade que estava sobre Josué, pois sabiam que ele era o homem levantado por Deus para conduzi-los naquela conquista. "Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo,  não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus;  servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens,  certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre.  E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas" (Efésios 6: 5-9).

 

  1. ATITUDE.

 

Uma atitude firmada no Senhor nos levará à vitória. Josué foi escolhido por Deus por era um servo que confiava no seu líder Moisés, por isso assumiu um compromisso com Deus e consigo mesmo, e isto fez com que fosse obediente em tudo. A atitude de sua obediência a Moises fez com que o povo também fosse obediente a Ele. O Senhor Deus todo poderoso demonstra atitude em nosso favor. "O Senhor, vosso Deus, que vai adiante de vós, ele pelejará por vós, segundo tudo o que fez conosco, diante de vossos olhos, no Egito,  como também no deserto, onde vistes que o Senhor, vosso Deus, nele vos levou, como um homem leva a seu filho, por todo o caminho pelo qual andastes, até chegardes a este lugar. Mas nem por isso crestes no Senhor, vosso Deus," (Deuteronômio 1: 30-32).

 

A atitude requer:

 

  • Dependência de Deus (fruto da graça divina): Josué presenciou esta dependência. Séria impossível atravessar o mar e ainda sabendo que o inimigo estava próximo e voraz. Mas debaixo do poder de Deus, o povo conseguiu passar sem molhar os pés. "Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavalarianos, entraram no mar, e o Senhor fez tornar sobre eles as águas do mar; mas os filhos de Israel passaram a pé enxuto pelo meio do mar" (Êxodo 15: 19).

  • Decisão. Se o povo de Israel que chegou a beira do mar tivesse decidido ficar ali, ou até voltar atrás, até hoje seriam escravos. Josué aprendeu com Moisés a tomar decisão. Moisés avançou com o povo e Josué também e assim alcançou a terra prometida.

 

CONCLUSÃO.

 

Deus é fiel e, por isso, Ele está sempre disposto a nos conceder o perdão e nos dar a vida eterna. Se quisermos ser envolvidos pela fidelidade de Deus e recebermos a salvação, devemos então entregar as nossas vidas a Ele já.

 

  • Temos sido fiel a Deus?

  • Tem sido fiel a sua Igreja?

  • Tem sido fiel a seu Pastor?

  • Tem sido fiel?

 

Fidelidade gera unidade, e unidade traz vitorias.

 

Quarta Feira, 28 de abril de 2010.

Quarta da Benção.


Elaborado dia 27 de Abril de 2010.

Pastor Luis Antonio de Carvalho.