Cadastro

Horários dos Cultos

  • Seg a Sex: Oração - 7 a 8hs
  • Segunda: Núcleos Familiares
  • Quarta: Quarta da Benção - 20hs
  • Quinta: Desperta Débora - 15hs
  • Sexta: Seminário - 19h30m
  • Sábado: União Jovem - 19h
  • Domingo: EBD - 8h30m

Culto da Família - 18h 

 

Batista Ebenézer

Inicial Mensagens Sermões O melhor investimento
O melhor investimento PDF Imprimir E-mail
Escrito por Pr Luis Antonio de Carvalho   
Sex, 16 de Setembro de 2011 11:48

 investimento

 

"Mas ele respondeu a seu pai: Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos; vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado" (Lucas 15: 29-30).

 

QUEBRA GELO: VOCÊ SE JULGA UM BOM INVESTIDOR?

 

INTRODUÇÃO.

 

Nós sabemos que o dinheiro é um passaporte universal, e que nos leva a todos os lugares do planeta, exceto para o céu. O dinheiro é um provedor universal, ele consegue nos dar coisas tremendas, exceto a felicidade.

 

Muitos conhecem esta parábola narrada pelo próprio Senhor Jesus Cristo, são duas filosofias de vidas bem diferentes, porem ambas levam a ruína.

 

  • O irmão mais novo requereu o que era de seu direito e desperdiçou todos os seus bens e parte da sua vida gozando dos prazeres que o mundo oferece, mas o final todos já conhecem: Sem resultado nenhum.
  • O irmão mais velho não requereu os bens que era de seu direito, não desperdiçou seu dinheiro nos prazeres do mundo, mas também desperdiçou parte da sua vida trabalhando arduamente sem obter alegrias.

 

A maioria dos seres humanos assumem uma destas formas para viver. São poucos os que vivem de maneira correta. Uns não estão nem ai com o dinheiro, não vivem a vida, mas vão levando do jeito de dá. Já outros se matam por objetivos meramente terrenos, se matam de trabalhar ajuntando tesouros, e no fim nem desfrutam do que ajuntou.

 

Embora a Bíblia ensine que do trabalho comerás e serás feliz, tem muito Cristão aplicando esta Palavra de forma errada. "Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem" (Salmos 128: 2).

 

QUAL É O MELHOR INVESTIMENTO PARA A NOSSA VIDA?

 

Vejamos agora três bases para um bom INVESTIMENTO:

 

  1. 1.O SENHOR NOS CONFIOU A VIDA. "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (João 10: 10).

 

O Senhor nos confiou plenitude de vida. Temos o direito adquirido em Cristo Jesus de viver o melhor desta vida. Precisamos apenas ser fiel a Ele em tudo, e fidelidade se resume em duas palavras que quando bem aplicadas trazem resultados tremendos: COMPROMISSO E OBEDIENCIA. Tais palavras não podem apenas ser ditas, mas quando praticadas, O SENHOR CUIDA DE NÓS. "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça,  e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6: 33).

 

Se crermos que o Senhor nos confiou esta vida, então não podemos desperdiçá-la com prazeres carnais ou gastá-la em um trabalho árduo. Muitos dizem que o seu trabalho esta fundamentado em um propósito e vários objetivos, porem é necessário serem avaliados se tais objetivos não estão ferindo os propósitos de Deus. Quando isto acontece, leva o homem à ruína, e nem sempre a ruína esta na área financeira, mas sim no espiritual e familiar. Devemos investir a vida no Reino de Deus.

 

  1. 2.O QUE TEMOS É DO SENHOR. "Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém,  o mundo e os que nele habitam" (Salmos 24: 1).

 

Devemos aprender o principio da MORDOMIA DE DEUS. O mordomo é a pessoa que administra os bens de outra pessoa. Ele próprio não possui os bens que administra, mas tem o privilegio de desfrutá-lo e usá-lo para beneficiar seu senhor.

 

  • SOMOS MORDOMOS DO DINHEIRO. Não devemos nos preocupar somente em devolver os 10% que é o dizimo do SENHOR, mas o que fazemos com os 90% restantes. Pois toda riqueza deve ser usada para glorificar a Deus. Onde temos investido o dinheiro que Deus nos confiou?
  • SOMOS MORDOMOS DO TEMPO. O tempo para Deus é ETERNIDADE. "Pois mil anos, aos teus olhos, são como o dia de ontem que se foi e como a vigília da noite" (Salmos 90: 4). Já o tempo para nós é a eternidade dividida em pequenas porções de segundos, minutos, e horas que nos são confiados. "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios,  remindo o tempo,  porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor" (Efésios 5: 15-17). Remir o tempo é uma expressão que significa adquirir oportunidades.

 

  1. 3.O SENHOR NOS PEDIRÁ CONTA DE TUDO. "Como está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará louvores a Deus. Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus" (Romanos 14: 11-12).

 

Quando o mordomo esquece qual é o seu papel diante de Deus e começa agir como se fosse o dono ai a coisa fica complicada. O filho pródigo esbanjou os bens do seu Pai de maneira irresponsável, já o mais velho não esbanjou os bens, mas não deu o seu devido valor ao tempo da sua vida.

 

Qual dos dois estava mais errado?

 

  • DO PONTO DE VISTA DO HOMEM o filho prodigo gastou o dinheiro e trouxe prejuízo ao seu Pai, então segundo a lei dos homens: O FILHO PRODIGO É CULPADO E O FILHO MAIS VELHO É UM HOMEM HONRADO.
  • DO PONTO DE VISTA DE DEUS o filho prodigo gastou o dinheiro nos prazeres do mundo, por isso DESOBEDECEU AO PAI, já o mais velho sempre foi um homem trabalhador, porem nunca se preocupou em ver que o fazia era a vontade de Deus: É TEMPO DESPERDIÇADO.

 

O que é de mais valor para Deus: O DINHEIRO OU O TEMPO? Nenhum dos dois porque Deus é Eterno e também dono de tudo.

 

CONCLUSÃO.

 

Jesus Cristo está voltando. E todos hão de prestar contas de tudo. Se investirmos corretamente, estaremos bem, ou então às coisas irão complicar bastante.

 

O mordomo fiel será generosamente recompensado.

 

Domingo, 07 de Março de 2010.                                           

Culto da Família.


 

Busca de Sermões

Busca de Sermões