Cadastro

Horários dos Cultos

  • Seg a Sex: Oração - 7 a 8hs
  • Segunda: Núcleos Familiares
  • Quarta: Quarta da Benção - 20hs
  • Quinta: Desperta Débora - 15hs
  • Sexta: Seminário - 19h30m
  • Sábado: União Jovem - 19h
  • Domingo: EBD - 8h30m

Culto da Família - 18h 

 

Batista Ebenézer

Inicial Mensagens Sermões Projetando-se para o futuro
Projetando-se para o futuro PDF Imprimir E-mail
Escrito por Pr Luis Antonio de Carvalho   
Sex, 27 de Janeiro de 2012 20:40

futuro

"Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos" (Jó 22: 28).

 

INTRODUÇÃO.

Projetos são sinônimos de gravidez. Uma mulher grávida sabe que seu filho vai nascer, porque ela sente o filho dentro dela. Uma gravidez saudável é quando o casal se organiza (projeto) para receber esta criança. Existem dois tipos de projetos: O projeto a curto prazo, e o projeto a longo prazo. A escolha é nossa. Nesta mensagem vamos aprender como se projetar.

1. NADA ACONTECE POR ACASO.

Nada acontece por acaso, sejam coisas boas ou más, sejam em palavras, sejam em ações. Tudo o que acontece em nossas vidas, primeiro nasce em nosso coração. Quando olhamos para o drama vivido com o povo de Israel após a morte do seu grande Líder Moisés, é que Deus em nenhum momento havia perdido o controle, mas no substituto Josué havia grandes problemas. Um destes problemas pessoais era a falta de disposição. Deus via em Josué um grande líder, mas Josué era um medroso, era um trabalhador incansável, mas era muito indeciso.  (Josué 1: 5-9).

Duas coisas que devemos aprender aqui: TER BOM ÂNIMO E QUE DEUS NUNCA NOS ABANDONA.

Fomos criados com deveres e direitos. O dever de se esforçar e o direito de usufruir. "Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto se alguém não quer trabalhar, também não coma" (II Tessalonicenses 3: 10).

2. A LEI DA SEMEADURA. "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6: 7).

Deus deixou a nossa disposição, um mundo vasto de oportunidades. Temos a oportunidade de escolher, e se formos fieis, Deus vai nos honrar. O temor no Senhor juntamente com o nosso esforço é o segredo para o nosso sucesso. "Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem" (Salmos 128: 1-2).

 

3. SEJA INTELIGENTE. "Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir" (Eclesiastes 10: 10 – Linguagem de hoje).

Esse versículo significa facilitar a vida. Para ter madeira para lenha, primeiro, é preciso afiar o machado. A questão é trabalhar bem e não de maneira árdua. Essa mensagem tem como finalidade aguçar a nossa inteligência para que sejamos vitoriosos. Esse versículo fala de duas coisas: O FERRO EMBOTADO E A HABILIDADE.

O FERRO EMBOTADO SIGNIFICA SEM CORTE, representa o cristão que ora e sem direção, ora sem inteligência.
A HABILIDADE É O CRENTE INTELIGENTE E ESPERTO. Exemplo: Você pode ser dedicado no serviço, mas se você não ampliar o seu conhecimento nunca será promovido. Muitos são dedicados na obra de Deus, mas no seu lar são verdadeiros fracassados. Isto acontece porque lhe falta sabedoria. Oração não são palavras mágicas. A oração deve ser acompanhada com inteligência. O fato de servirmos a Deus não significa que vamos vai ser bem sucedido, precisamos afiar o nosso machado, afiar o machado é facilitar a vida.

Não devemos esperar que Deus trabalhe para nós, mas que Ele possa trabalhar através de nós. Veja a orientação do apóstolo Paulo: "Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; e cada um receberá o seu galardão, segundo o seu próprio trabalho.  Porque de Deus somos cooperadores; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós" (I Coríntios 3: 6-9).

Paulo e Apolo tiveram que fazer a parte deles para que Deus fizesse a dele. Temos que aprender com outras pessoas. Quando nos espelhamos em alguém de sucesso, declaramos que somos inteligentes. A nossa vida é de aprendizado. A Bíblia diz: "Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça" (I Pedro 5: 5).

Não precisamos ser igual a outra pessoa de sucesso, mas se espelhar nela. Há pessoas que não aceitam aprender com outras pessoas, isto é falta de sabedoria e humildade. O próprio Paulo disse aos Corintos que se espelhassem em alguém porque eles estavam perdidos em suas atitudes. "Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo " (I Coríntios 11: 1).

 

4. MENTALIDADE DESÉRTICA. "Porque quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a gente dos homens de guerra que saíram do Egito, que não obedeceram à voz do Senhor, aos quais o Senhor tinha jurado que lhes não havia de deixar ver a terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a seus pais, terra que mana leite e mel" (Josué 5: 6).

O povo de Israel se perdeu por quarenta anos no deserto, uma viagem que podiam fazer em apenas 11 dias. Porque? Porque tinham uma mentalidade desértica. Mentalidade desértica são regras que o homem cria pra si mesmo: Eu creio assim; Eu vou fazer assim e dai; Quem quiser tem que ser assim; Quem me quiser tem ser assim e não vou mudar; etc. Tem gente batendo na mesma tecla há muitos anos. Projetar-se para o futuro é reavaliar os nossos conhecimentos e atitudes.

 

CONCLUSÃO.

Muitos estão dando voltas e voltas ao redor da mesma montanha ao invés de progredir. Precisamos andar não com rapidez, mas com segurança e certeza que estamos na direção correta, precisamos realmente experimentar a vitória. Exemplo: A pessoa prefere ficar anos esperando uma promoção através de reconhecimento do chefe, do que ir fazer um cursinho de 2 anos para ter a promoção. São as pessoas que atrasam o curso da vida, não querendo se esforçar.

"Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma" (Eclesiastes 9: 10).

Se esforce que a tua benção virá.


 

Busca de Sermões

Busca de Sermões